Sobeet

English (United States)   Português (Brasil)

Livros

livros sobeet

Foram editados 4 livros:

livro4

A internacionalização da empresa brasileira é hoje um tema de fundamental importância para a inserção do país no mundo globalizado. Este livro serve de guia para as empresas interessadas no assunto e, ao mesmo tempo, recomenda diversas mudanças de políticas públicas e de procedimentos de gestão que podem facilitar a criação de novas oportunidades na esfera estudada.

Sua elaboração partiu de opiniões manifestadas em artigos sobre o tema escritos por membros do Fórum de Líderes Empresariais, instituto sem fins lucrativos, com três décadas de existência, e que hoje reúne 1.294 líderes de todos os setores da atividade empresarial e da maior parte do Brasil. Seguiram-se pesquisas de campo e entrevistas complementares, realizadas pela SOBEET (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica), que também coordenou e executou a redação final do trabalho.

O livro está estruturado em cinco capítulos:
- O processo de internacionalização das firmas
- Inserção internacional da economia brasileira
- Pesquisas junto às empresas do Fórum de Líderes (resultados)
- Temas e estudos de caso
- Recomendações

O Fórum de Líderes Empresariais deseja, com esta publicação, colaborar para que o Brasil recupere o tempo perdido na conquista de espaço de negócios além-fronteiras, dada sua importância estratégica para nossas empresas e a economia como um todo. E também servir às universidades e aos centros de pesquisa interessados na análise e no aprimoramento das relações entre a iniciativa privada e o governo no âmbito da globalização.

Antônio Corrêa Lacerda - Organizador
1a Edição 2000 - Editora Contexto

livro1

Imprescindível para o entendimento da moderna economia brasileira, esta obra plural em abordagens e interpretações é resultado do cuidadoso trabalho de organização do economista Antônio Corrêa de Lacerda que, reunindo importantes especialistas, apresenta um cenário não somente de dificuldades e vulnerabilidades para o país, mas também de ações concretas orientadas para um novo padrão de inserção do brasil, mais ativo e estratégico, na economia globalizada.
Antônio Corrêa de Lacerda é professor de economia da PUC-SP, presidente da Sobeet – Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica e autor, entre outros livros, de O Impacto da Globalização na Economia Brasileira (Editora Contexto).

Célio Hiratuka é economista do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia e professor do IE da Unicamp.

Fernando Sarti é economista do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia e professor do IE da Unicamp.

João Furtado é doutor em economia pela Universidade de Paris 13 e professor do Departamento de Economia da Unesp.

Maria Fernanda Freire de Lima é economista da Sobeet e mestranda da FGV/SP.

Maria Helena Zockun é professora e pesquisadora da FIPE/USP e vice-presidente da Sobeet

Mariano Laplane é economista do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia e professor do IE da Unicamp.

Maurício Mesquita Moreira é economista do BNDES e professor do Departamento de Economia da UFRJ.

Rodrigo Sabbatini é economista do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia e professor do IE da Unicamp.

Tatiana Deane é economista do IBRE/FGV.

Virene Roxo Matesco é coordenadora do IBRE/FGV e diretora da Sobeet.



Pedro da Motta Veiga - Organizador
1a Edição 2000 - Editora Relume Dumará

livro2

Em 1996, a SOBEET organizou o livro O Brasil e a Economia Global reunindo um conjunto de trabalhos em torno do tema da globalização e dos impactos deste processo sobre a inserção internacional do Brasil. Em pouco tempo, o volume tornou-se obra de referência para todos os que se interessam pelo tema em nosso país.

Confirmando sua vocação para suscitar reflexões e debates sobre a inserção internacional do Brasil, a SOBEET reúne, cinco anos depois, um conjunto de 14 trabalhos que incorporam em sua démarche questões suscitadas por uma década de mudanças econômicas e institucionais profundas, apontando para a revisão do modelo de desenvolvimento dominante no Brasil nas décadas anteriores.

Com a publicação de O Brasil e os Desafios da Globalização, a SOBEET dá, na virada do milênio, sua contribuição ao debate em torno das características e das contradições da transição por que passa o país. E ela o faz trazendo a público pontos de vista diversos e eventualmente divergentes de alguns dos maiores especialistas brasileiros.

Neste livro não se encontrará, portanto, uma "visão da SOBEET" sobre a posição do Brasil frente à globalização. A missão institucional de nossa Sociedade é incentivar a discussão e aprofundar a reflexão crítica e plural sobre os temas relacionados à inserção internacional do Brasil. Este é o objetivo do livro que ora publicamos.
Antônio Corrêa de Lacerda: Professor do Departamento de Economia da FEA - PUC-SP e vice-presidente da SOBEET - Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização Econômica.

José Tavares de Araujo Jr.: Consultor da Unidade de Comércio da Organização dos Estados Americanos. Este artigo foi preparado para a Segunda Reunião do projeto FLACSO/IDRC Leading Issues in International Trade Relations/Latin American Trade Network (Principais Problemas nas Relações Comerciais Internacionais), Buenos Aires, 16 a 18 de junho de 1999. Meus agradecimentos aos comentários feitos por Caldwell Harrop, Barbara Kotschwar e Patrick Low . A versão original em inglês foi publicada na Revista de Economia Política, Vol. 19, no.4 (76), outubro-dezembro de 1999. Tradução de Ana Rocha

João Bosco M. Machado: Professor do Instituto de Economia da UFRJ e consultor da Funcex.

Marco Antônio F.H. Cavalcanti: Pesquisador da Diretoria de Macroeconomia do IPEA.

João Carlos Ferraz e Mariana Iootty: Professor e doutoranda do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Gostaríamos de agradecer o trabalho competente de Alan Teixeira na elaboração das tabelas utilizadas neste artigo, à FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro- pelo apoio para a aquisição de informações e montagem da base de dados sobre fusões e aquisições e à Thomson Financial Securities Data pela cessão das informações aqui utilizadas. Este artigo é um dos primeiros produtos de um programa de pesquisa sobre o tema, empreendido pelo Grupo de Estrutura Industrial e Competitividade do IE-UFRJ.

José Augusto Guilhon Albuquerque: Professor Titular de Ciência Política, coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP.

José Roberto Mendonça de Barros: Economista, Professor da FEA - USP e ex-Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda

Lídia Goldenstein: Economista e consultora da MB Associados.

Marta Reis Castilho: Diretoria de Estudos Macroeconômicos DIMAC/IPEA.

Armando Castelar Pinheiro: Chefe do Departamento Econômico do BNDES

Maurício Mesquita Moreira: Economista do Departamento Econômico do BNDES

Pedro da Motta Veiga: Presidente da SOBEET - Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização Econômica, consultor da CNI - Confederação Nacional da Indústria e da Funcex - Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior e ex-diretor do BNDES.

Regis Bonelli: Pesquisador Associado da DIMAC ¾ Diretoria de Estudos Macroeconômicos do IPEA.

Renato Baumann: CEPAL e Departamento de Economia da UnB. As opiniões expressas aqui são de inteira responsabilidade dos autores, não correspondendo necessariamente às posições das instituições mencionadas.

Monique Abreu: Economista

Sandra Polónia Rios: é economista e Coordenadora da Unidade de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria. A autora agradece o trabalho de organização dos dados estatísticos de Júlio Pereira.

Virene Roxo Matesco: Professora e Coordenadora da Fundação Getulio Vargas, Diretora da SOBEET e Professora do ICEG/USU.

Lia Hasenclever: Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Renato Bauman n - Organizador
Editora Campus - 1996

livro4


 

Este primeiro livro da SOBEET apresentou um conjunto de artigos centrados no tema da globalização. O objetivo era o de mostrar que esse não é apenas um neologismo, mas um processo com o qual teríamos de conviver num futuro previsível e que sua influência transcende a órbita puramente financeira, afetando desde estruturas produtivas até relações institucionais e contratos entre indivíduos. Os capítulos que compõem o volume são:
Relações Norte-Sul no Contexto Atual: Uma Nova Dependência Fernando Henrique Cardoso

 

Os Frágeis Pilares da Nova Ordem Celso Amorim

 

Uma Visão Econômica da Globalização Renato Baumann

 

O Brasil entre o Poder da Força e a Força do Poder Vivianne Ventura Dias

 

Concorrência, Competitividade e Política Econômica José Tavares de Araujo Jr

 

Liberdade Cambial no Brasil Carlos Eduardo de Freitas

 

Política Cambial com Liberdade ao Câmbio Álvaro Antônio Zini Júnior

 

Globalização Financeira, Liberalização e Vulnerabilidade Externa da Economia Brasileira Reinaldo Gonçalves

 

A Internacionalização da Indústria Brasileira: Números e Reflexões Depois de Alguns Anos de Abertura Ricardo Bielschowsky e Giovanni Stumpo

 

Competição e Internacionalização na Indústria Brasileira Lia Haguenauer, João Carlos Ferraz e David S. Kupfer

 

A Fragilidade do Brasil em Face da Globalização Luciano G. Coutinho

 

Globalização da Economia e Perda de Autonomia das Autoridades Fiscais, Bancárias e Monetárias Juan Carlos Lerda

 

Anotações sobre Preço Transferência e Observações sobre o Caso Brasileiro E. Felipe Ohana